Simpósios
Lista de simpósios temáticos
ATENÇÃO - Resumos aprovados. Prezado (a) autor (a), verifique, no arquivo abaixo, o dia e a sala de sua apresentação.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
ST 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO E USO DE FONTES ESCOLARES, ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA - SALA: 07
Antonieta Miguel - Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Genilson Ferreira da Silva - Doutor em História e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Luciana Oliveira Correia - Doutora em Educação pela Universidad de Alcalá, Espanha / Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Maria Sigmar Coutinho Passos - Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA / Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Campus I - UNEB
Wilson da Silva Santos - Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP / Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Resumo: Esse Simpósio Temático objetiva estabelecer discussões de pesquisas, já realizadas ou em andamento, sobre as questões educacionais em sua trajetória histórica, a partir do campo da História da Educação, suas temáticas e desafios metodológicos. Trata-se também de um espaço para discussões sobre o Ensino de História e Educação Histórica, enfatizando a revisão e consolidação desse campo de pesquisa, assim como reflexões sobre experiências pedagógicas que promovem a inovação e contextualização da disciplina frente aos desafios da educação Básica e Superior. A formação de professores e os cursos de Licenciatura foram foco de políticas públicas e reformas educacionais recentes, o que impulsionou a necessidade de pesquisas e debates sobre a formação inicial e continuada, tendo especial destaque os eixos curriculares voltados para Metodologia e Prática de Ensino, Conhecimentos Pedagógicos e Estágio Supervisionado. O presente Simpósio Temático também abre espaço para as discussões sobre que envolvam trabalhos que se preocupam em localizar, identificar e preservar fontes históricas das escolas. Em consonância com tais objetivos, o Simpósio aqui proposto poderá receber trabalhos de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica, bem como de estudantes do ensino superior, resultantes de pesquisas, propostas e práticas pedagógicas que abordem a História da Educação, o Ensino de História e a Formação de professores.
ST 2 - LINGUAGENS, CULTURA AUDIOVISUAL E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS DE ENSINO – SALA: Laboratório de História
Izabel de Fátima Cruz Melo - Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP) / Professora do curso de História (UNEB/Campus XIII)
Jairo Carvalho do Nascimento - Doutor em História Social (UFBA) / Professor Adjunto Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Joaquim Antônio de Novais Filho - Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB) / Professor da Educação Básica (SEC-BA)
Joslan Santos Sampaio - Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB) / Professor da Educação Básica (SEC-BA)
Resumo: Em que medida as diferentes linguagens, as diferentes formas de visualidades e as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a produção do conhecimento histórico, para o trabalho do professor de História? Em busca de possíveis respostas, este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores - professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação -, vinculados à pesquisa e ao ensino das áreas de História, Cinema e Educação, para problematizar e discutir temas relacionados ao estudo do cinema e da cultura audiovisual, das diversas linguagens, fontes históricas e mídias contemporâneas, abrindo espaço para a exposição de trabalhos acadêmicos e experiências didáticas. As áreas de interesse deste simpósio são: estudar as questões teóricas, metodológicas e historiográficas, tanto no que diz respeito ao filme como artefato, testemunho, representação, quanto ao cinema como prática social, que auxilia na compreensão dos processos sociais, políticos e econômicos/o cinema como fonte e objeto da História (teoria/método); o uso de filmes como recurso didático; o uso de imagens na pesquisa histórica; fontes documentais (filmes, fotografia, música, charges, literatura, livro didático etc.), pesquisa e ensino em História e Educação; cultura visual, estudo de materiais visuais e práticas educativas; a utilização da televisão como veículo de ensino, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC/computadores, internet etc.) e suas relações com a educação; produção de vídeos educativos. Simpósio temático oferecido pelo Grupo de Pesquisa "Cinema, História e Educação: teoria e medição pedagógica" (CNPq/UNEB).
ST 3 - QUILOMBOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS – SALA: 09
Nivaldo Osvaldo Dutra – Doutor em História (PUC-SP) / Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Napoliana Pereira Santana – Doutoranda em História (UFBA) / Professora Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa – Mestre em Educação (UESB) / Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Resumo: A partir de olhares interdisciplinares, debater elementos que perpassam formações e resistências de populações quilombolas que identifiquem, principalmente, aspectos sociopolíticos, econômicos, sociais, culturais e educacionais dos quilombos históricos e contemporâneos.
ST 4 - TERRITORIALIDADES, PODER E SOCIEDADE NO ALTO SERTÃO DA BAHIA – SALA: Centro de Educação Profissional Dimensão (próximo a UNEB; fica ao lado do colégio CETEP; ver local no Google Maps - Clique aqui)
Lielva Azevedo Aguiar - Doutora em História (UFBA) / Professora Assistente do curso de História (UNEB/Campus VI)
Laiane Fraga Silva - Doutoranda em História (UFBA) / Professora da Educação Básica (SEC-BA)
Zezito Rodrigues da Silva - Doutor em História (UFF) / Professor Assistente do curso de História (UNEB/Campus VI)
Resumo: Os estudos sobre os sertões baianos vêm ganhando corpo desde a década de 90 do século passado, revelando um território economicamente dinâmico, estrategicamente relevante na consolidação do império pluricontinental português em terras americanas até o final do século XVIII e, posteriormente, como espaço de integração territorial do império brasileiro. Pesquisas já consolidadas e outras em desenvolvimento dão conta de importantes circuitos mercantis que conectavam os sertões baianos a importantes zonas econômicas (mineradoras, portuárias e agropastoris). Com isso, destacaram-se no cenário político categorias sociais associadas a essas atividades que atuavam, geralmente, em redes clientelares, familiares, religiosas, revelando-nos uma sociedade complexa, em certo sentido sofisticada e afinada aos ideais civilizatórios dos impérios em questão. Tais estudos firmam na historiografia um importante campo de conhecimento e pesquisa, sendo parte deles resultado das atividades desenvolvidas pelas linhas de pesquisa: Economia e sociedade e arquivos, bens culturais e patrimônio do Grupo de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Linguagem – GPCSL e do Núcleo de Estudos do Alto Sertão – NEAS. Nesse processo, cale lembrar a importância das instituições de salvaguarda documental e a iniciativa de muitos pesquisadores, debruçados sobre as novas fontes inéditas ou já muito utilizadas, interessados em perceber os sertões em seus múltiplos sentidos e, assim, contribuir com uma historiografia crescente sobre os sertões baianos. Sendo assim, o propósito desse simpósio temático é congregar estudos diversos sobre o tema, partilhar caminhos de pesquisa, fontes e promover o necessário diálogo a partir de diferentes olhares.
ST 5 - NARRATIVAS DA ESCRAVIDÃO E DO PÓS-ABOLIÇÃO: EXPERIÊNCIAS E HIERARQUIAS DE CLASSE, RAÇA E GÊNERO NO BRASIL – SALA: PPGELS
Gabriela Amorim Nogueira Silva - Doutoranda em História (UFBA) / Professora da Educação Básica (SEC-BA)
Miléia Santos Almeida - Doutoranda em História (UnB) / Professor do curso de História (UFOB)
Simony Oliveira Lima - Doutoranda em História (UFBA) / Professora da Educação Básica (SEC-MG)
Resumo: Este simpósio temático tem como objetivo oferecer um espaço de socialização de pesquisas que abordem as experiências de sujeitos racializados no contexto da escravidão e do pós-abolição no Brasil, compreendendo o papel das hierarquias de classe, raça e gênero na composição de suas narrativas. Serão contempladas propostas de apresentação que discutam temáticas referentes ao universo da escravidão no período colonial e imperial, tais como: o tráfico escravo, a relevância da família escrava e das redes de sociabilidade, a luta pela alforria e os sentidos atribuídos à liberdade, dentre outros temas que contemplem um olhar sobre a experiência de africanos e seus descendentes. Por sua vez, serão acolhidos trabalhos circunscritos às décadas que acompanham o processo de emancipação política da população negra no Brasil republicano, marcado pela profunda racialização e generificação das relações sociais e pelos projetos de modernização e civilidade que almejavam o controle das "classes perigosas", mas esbarravam em suas histórias de insubmissão e resistência.
ST 6 - ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – SALA: Centro de Educação Profissional Dimensão (próximo a UNEB; fica ao lado do colégio CETEP; ver local no Google Maps - Clique aqui)
Iracema Oliveira Lima - Doutora em Educação (UFSCAR) / Professora Titular do Departamento de História (UESB)
João Reis Novaes - Doutor em História (UFBA) / Professor Adjunto do Departamento de História (UESB)
Márcia Cristina Lacerda Ribeiro - Doutora em História Econômica (USP) / Professora Adjunta do curso de História (UNEB/Campus VI)
Resumo: A formação do professor de história tem se deparado, desafiadoramente, com a necessidade de refletir acerca das múltiplas possibilidades de atuação pedagógica no espaço escolar frente à diversidade de modalidades de ensino e de sujeitos/interesses então presentes na educação básica. As políticas públicas desenvolvidas, a exemplos da Residência Pedagógica - RP e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, estreitaram o diálogo entre os graduandos e os profissionais em exercício da docência que, dialeticamente, aprofundam o debate acerca do seu papel no processo de ensinar e aprender na atual configuração da educação básica. Neste processo, ocuparam, simultaneamente, as salas de aulas das escolas e das universidades com suas experiências e inquietações e, coletivamente, têm elaborado novas sínteses no que se refere à educação no atual contexto político/econômico nacional. O debate intensificado e aprofundado possibilitou que os sujeitos envolvidos, neste processo, refletissem acerca da prática docente ao tempo que exigiu uma reinvenção/reinterpretação da relação entre teoria e prática. Norteados por esta preocupação, este simpósio temático tem o propósito de reunir pesquisadores interessados nas reflexões acerca da formação de professores, ao tempo que objetiva ampliar os espaços de discussões acerca das experiências que incorporam o fazer pedagógico, tanto no ensino regular, quanto nas demais modalidades de ensino da educação básica.
ST 7 - RELAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NA CONTEMPORANEIDADE: DIVERSIDADE, INTOLERÂNCIA E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO – SALA: Laboratório de História
João Batista Vicente do Nascimento - Doutor Ciências das Religiões (UFPB) / Professor do curso de História (UNEB/Campus VI)
Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - Doutora em Ciências da Religião (PUC-GO) / Professora da UNEB
Resumo: Este simpósio temático tem por objetivo abrir um espaço de discussão a respeito da diversidade religiosa, a intolerância e o diálogo inter-religioso na Bahia e no Brasil desde a emancipação política até o tempo presente. Considerando a diversidade religiosa como um elemento assegurado pela Constituição Federal ao conceber o estado laico, mesmo 200 anos depois da independência da Bahia, verifica-se que a prática religiosa ainda é um problema para algumas vertentes do país. Em meio ao contexto político em que as denominações pentecostais e neopentecostais ampliam a representação política sobretudo na esfera do poder legislativo, e que, a teologia da prosperidade se espalha através dos diversos templos existentes por todo o território nacional, faz-se necessário entender que no campo religioso não se avance a prosperidade da intolerância. Desta forma, está aberto a acolher estudos relacionados às mais distintas categorias religiosas que versem acerca da temática apresentada e das tratativas contidas nesse resumo.
ST 8 - ESTUDOS FEMINISTAS, HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO – SALA: Auditório
Maria Lúcia Porto Silva Nogueira - Doutora em História Social (USP) / Professora do curso de História (UNEB/Campus VI)
Alidéia Oliveira Rodrigues - Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) / Professora da Educação Básica (Ibiassucê-BA)
Tainara Borges Carvalho - Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
Resumo: Esse simpósio objetiva agregar pesquisas que tenham como objeto de análise os estudos feministas, a história das mulheres, as assimetrias e violências de gênero e sexualidade, masculinidades e produção de discursos cis-heteronormativos. A ebulição de pesquisas com estes novos objetos e abordagens, desde meados da década de 1980 no Brasil e no mundo, impulsionou o surgimento de uma historiografia das relações de gênero. A historiadora estadunidense Joan Scott ao definir o conceito de gênero como uma categoria útil de análise histórica, afirma que este "é um elemento constitutivo de relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos, e o gênero é uma forma primeira de significar as relações de poder" (1989, p. 21). Tendo conquistado legitimidade no cenário acadêmico e permanecendo como área temática em constante ampliação e diversificação, feminismos, gênero e mulheres constituem parte do vocabulário analítico das/os pesquisadoras/es na tessitura de novas narrativas históricas, que visam descortinar a rede de significados, de hierarquias e de poder que estruturam as relações em sociedade. Ao desmistificar a existência de um sujeito universal masculino, patriarcal e cis-heteronormativo, essa nova historiografia nos legou produções que romperam paradigmas e análises normativas, se debruçando sobre os entrecruzamentos entre categorias como raça, classe, etnia, geração, etc., advindos de um feminismo de viés interseccional. Os estudos feministas estão na base da constituição destes debates teórico-metodológicos que recebem influência mútua dos desdobramentos do movimento, assim como da inclusão das demandas do público LGBTQIA+, recusando-se a aceitar a qualidade fixa e permanente da "oposição binária" homem-mulher, além dos "essencialismos" e da construção hierárquica imposta como a própria natureza das coisas. Nesse sentido, visamos propiciar o debate e também socializar, sob um prisma interdisciplinar estudos sobre as relações de gênero e suas interfaces com classe, raça/etnia, memórias/trajetórias, experiências LGBTQ+, feminismo e política, numa perspectiva decolonial.
ST 9 - HISTÓRIA, CULTURA E AS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – SALA: 09
Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa – Mestre em Educação (UESB) / Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – UNEB
Hilda Bárbara Cesário - MASB
Poliana da Silva Gomes - Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB)
Resumo: Este simpósio temático visa reunir investigações e práticas socioeducativas, formais e não formais, que tenham como bojo a produção e/ou difusão de conhecimentos a partir das múltiplas memórias e patrimônios que permeiam a cultura e a formação sociohistórica do povo brasileiro. Destacam-se, sobremaneira, as práticas educativas e de pesquisa que evoquem a valorização cultural de grupos historicamente invisibilizados no Alto Sertão da Bahia, desenvolvidas seja no ambiente escolar, comunitário, no âmbito dos movimentos sociais e instituições culturais, seja no campo da gestão de organizações públicas e privadas no território.
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