Programação
Programação Geral
PROGRAMAÇÃO GERAL - CONFERÊNCIA, MESAS REDONDAS, MINICURSOS E LANÇAMENTO DE LIVROS
CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 23 de maio 20:00h Auditório
Programação cultural - "Arquitetando cultura: patrimônio materiais e imaterial de um povo". 19:00 horas. Organização: José Luiz Evanir Campos Brahna. Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ibiassucê- BA ( Coordenação de Cultura)
Conferência: "Temporalidades e rememorações: o bicentenário da Independência da Bahia"
Conferencista: Prof. Dr. Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (UFRB)
MESAS REDONDAS
MESA REDONDA 01 - 24 de maio 19:00h Auditório da UNEB
Tema - "Outras independências": sertanejos, indígenas e os impactos na economia baiana no contexto das lutas de emancipação
Palestrantes:
Dr. Zezito Rodrigues da Silva (UNEB/Campus VI)
Dr. Francisco Eduardo Torres Cancela (UNEB/Campus II/PPGES-UFSB/PPGEAFIN-UNEB)
Dr. Augusto Fagundes da Silva dos Santos (UEFS/PGH/CNPq)
Mediadora: Me. Poliana da Silva Gomes (MASB)
MESA REDONDA 02 - 25 de maio 19:00h Auditório da UNEB
Tema - Bicentenário da Independência: memórias e relações políticas Brasil e Bahia
Palestrantes:
Dr. Luciano Mendes Faria Filho (Portal do Bicentenário/ANPED/UFMG)
Dra. Aléxia Pádua Franco (Portal do Bi/PPGED/PROFHISTÓRIA/ FACED/UFU)
Dra. Cíntia Borges de Almeida (Portal do Bi/ GRUPPHED /PPGE/UESC)
Mediadora: Dra. Fernanda de Oliveira Matos (PROMEBA/NHIPE/UNEB)
MESA REDONDA 03 - 26 de maio 14:00h Arquivo Público Municipal
Tema - Acervos do APCM nos 30 anos do curso de História (UNEB/Caetité): pesquisa histórica, produção acadêmica e formação profissional
Palestrantes:
Dra. Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA)
Dr. Paulo Henrique Duque Santos (UNEB/Campus I)
MESA REDONDA 04 - 26 de maio 19:00h Auditório da UNEB
Tema - O papel da mulher nos 30 anos do curso de História
Palestrante: Dra. Maria Lúcia Porto Silva Nogueira (UNEB/Campus I)
Mediação: Me. Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa (UNEB/Campus VI)
Cerimônia de comemoração dos 30 anos do curso de História e homenagem a professora Maria Lúcia Porto Silva Nogueira
MINICURSOS
Os minicursos acontecerão nos dias 24 e 25 de maio, de 7:30h às 12:30h. Abaixo, lista de minicursos. Observação: o MC 02, com a Profa. Dra. Alexia Franco, excepcionalmente na quarta-feira, será no turno vespertino. Na quinta, horário normal, pela manhã.
MC 1 - O PROFESSOR COMO INTELECTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA - SALA 01
Doutoranda Ladjane Alves Sousa (GPEC/HIMEB/UFBA) e Doutoranda Simone Dias Cerqueira de Oliveira (HIMEB/UFBA)
Resumo: O professor como intelectual no contexto baiano das primeiras décadas do século XX em uma perspectiva historiográfica. Abordagem do "ser intelectual" referenciada no historiador francês Jean François Sirinelli através das noções de itinerário, geração e sociabilidade. Tais noções foram identificadas ao contexto da profissão docente vigente e demarcadas a partir de expressões da intelectualidade encontradas em fontes documentais como jornais, livros, cartas, fotografias, teses pedagógicas e de concursos públicos de professores de História e/ou que ensinavam História.
MC 2 - O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS - SALA 02 [na quarta-feira, começará às 14:30h; quinta, horário normal]
Dra. Aléxia Pádua Franco (PPGED/PROFHISTÓRIA/FACED/UFU)
Resumo: O minicurso pretende abordar, na relação teoria e prática e de forma dialógica, o significado social e cultural das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), para além de uma ferramenta, suporte ou recurso didático. Para isto, serão discutidas as seguintes temáticas: potencialidades e desafios das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por meio de canções da MPB; a inserção das tecnologias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); metodologias de ensino e aprendizagem com uso de TDICs (metodologias ativas, movimento maker, cultura haker, educação aberta) e o lugar da docência; a in(ex)clusão digital dos estudantes no Brasil por meio de dados do CETIC/CGI.br; os leitores na cultura digital; critérios de qualidade de um ODE – dos direitos autorais, interatividade até a acessibilidade; os desafios da educação escolar diante da inteligência artificialgenerativa - ChatGPT.
MC 3 - PORTAL DO BICENTENÁRIO: INDEPENDÊNCIAS EM SALA DE AULA [Atenção: minicurso cancelado. Os inscritos poderão migrar para outros minicursos. Informar ao monitor da sala no primeiro dia do MC]
Dr. Marcelo Gomes da Silva (Portal do BI/GRUPPHED/PPGE/UESC)
Resumo: O minicurso tem por objetivo debater aspectos da formação social do Brasil, tendo como norteador a efeméride da independência do país. Para tanto, tomaremos como análise os materiais didáticos produzidos em rede por meio do projeto "Portal do Bicentenário". Vislumbra-se fomentar possibilidades de construir, através do espaço da sala de aula, narrativas plurais, pautadas na diversidade e que reflitam sobre marcas estruturais da sociedade brasileira.
MC 4 - BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CANGAÇO (1870-1940) - SALA AUDITÓRIO DA UNEB
Carlos Tadeu Melo Botelho (UESB)
Resumo: O minicurso tem por objetivo discutir alguns temas da história do cangaço, aspectos importantes que permeiam a sua historiografia. O curso abordará quatro aspectos principais: o contexto de surgimento do cangaço, dentro do quadro político, social e econômico do Nordeste no final do século XIX (1); dois "cangaços": os principais bandos e o grupo de Lampião (2); a participação feminina no cangaço (3); e a sobrevivência do cangaço nas artes (4). Entrevista de Carlos Tadeu/YouTube: clique aqui.
MC 5 - ARQUIVOS ESCOLARES E A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - SALA 07
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Matos (Rede Municipal de Ensino/Caetité e Lagoa Real) e Prof. Bento Moreira Dias (Rede Municipal de Ensino/Lagoa Real)
Resumo: O minicurso destacará a forma de lidar, armazenar, catalogar e preservar arquivos escolares de forma a valorizar a memória da educação. Com o objetivo de trazer formação para secretários escolares, pesquisadores, estudantes, professores e demais pessoas interessadas que tem ou mantém contato direto com acervos e arquivos escolares de escolas. Assumindo uma abordagem histórica e epistemológica sobre os arquivos escolares, a apresentação se dará através de atividades teóricas e práticas, onde mostrará como lidar com o acervo documental da escola. Conhecer o passado é um direito importante para a sociedade e de tal maneira ter acesso as trajetórias históricas das pessoas que nos antecederam é importantíssimo. Para tal, a formação é um dos grandes passos para desenvolver o senso crítico e conscientizar o público alvo deste trabalho, mostrando a importância de valorizar a memória da educação e de tudo que constitui o patrimônio histórico da escola.
ATIVIDADE CULTURAL
O Movimento Estudantil Unificado promoverá, na área externa da cantina da UNEB, noites culturais e atrações musicais, logo após a realização das mesas redondas. Confira a programação, e participe conosco:
Dias 23 e 24 de maio, de 22h à 00h – Apresentações culturais com o palco aberto.
Dia 25 de maio – A partir das 22:30, show de voz e violão com a dupla Jaine Miranda e Diogo Souza.
Dia 26 de maio - A partir das 22:30, show com a banda Samba de Noca.
LANÇAMENTO DE LIVROS