Apresentação

IX Encontro de História

APRESENTAÇÃO

Neste ano de 2023, comemora-se o bicentenário da Independência da Bahia, em 2 de julho de 2023. Amplamente marcado por intensa participação de mulheres como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, só para citar algumas, o Movimento de Independência iniciou-se em fevereiro de 1822, portanto, sete meses antes do 7 de setembro de 1822, mas que só teve seu desfecho em julho de 1823 muito por conta da presença de tropas portuguesas que se recusaram a sair da Província da Bahia.

Além da participação intensa das mulheres, como foi apontado, o Movimento Emancipatório Baiano se notabilizou também pela efetiva participação de índios, negros e mestiços, o que faz desse episódio um acontecimento histórico amplamente popular. Evocar essa história de luta, mostrando o protagonismo de mulheres e homens negras/negros, índias/índios e mestiças/mestiços é uma das intenções do Encontro de História, que nesse ano chega à sua nona edição.

Ademais, também neste ano de 2023 comemoraremos os trinta anos do Curso de História neste Departamento. Em funcionamento desde 1992, sendo reconhecido pelo Decreto n. 7.406 de 13 de agosto de 1998, a implantação do Curso é resultado do desdobramento do Curso de Licenciatura Curta em Ciências Sociais, implantado em 1986. Por esse motivo, além de tomarmos como tema o bicentenário da Independência da Bahia, do mesmo modo nos apossamos da temática dos trinta nos do Curso de História para incluí-lo no IX Encontro de História, cujo título é Temporalidades e rememorações: o bicentenário da Independência da Bahia e os 30 anos do Curso de História em Caetité.

Durante a realização do Encontro, entre os dias 23 e 26 de maio de 2023, estabelecer-se-á uma programação básica com uma conferência de abertura, mesas redondas, minicursos, simpósios temáticos e atividades culturais, cujo intuito é procurar atingir, dentre outros aspectos, os seguintes objetivos:

  • Discutir a importância da Independência da Bahia no ano do seu bicentenário, analisando, especialmente, a participação popular nos acontecimentos de 1823;
  • Avaliar os trinta anos do Curso de História no Departamento de Ciências Humanas, Campus VI – Caetité, a trajetória profissional de docentes e discentes e os campos da pesquisa/ensino/extensão;
  • Promover a participação dos egressos do Curso de História UNEB Campus VI, tanto nas atividades acadêmicas quanto nas atividades culturais.
  • Proporcionar integração entre o Campus VI da UNEB com a comunidade caetiteense.
  • Divulgar e valorizar a produção acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de História do Estado da Bahia.

HISTÓRICO DO EVENTO

O Encontro de História é um evento de extensão organizado pelo Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus VI, Caetité. Constitui-se, hoje, em um dos mais importantes eventos da área de História dos cursos de graduação da UNEB.

Nossa trajetória começou em novembro de 2005, com o evento "História e Cultura". Foi realizado em dois dias, com duas mesas redondas e uma viagem de campo para a histórica cidade de Rio de Contas.

Em 2006, sediamos o III Encontro de História da Associação Nacional da ANPUH, seção Bahia. Recebemos mais de mil pessoas durante quatro dias de evento. Por conta disso, não ofertamos o nosso encontro local.

Em 2007, realizamos o II Encontro de História, com o tema "Trabalho e Memória". Essa edição significou o amadurecimento do encontro, pois ampliamos de dois para três dias a programação do evento, incluindo uma conferência de abertura, minicursos e sessões de cinema do CINEdebate, além de mantermos as duas mesas redondas. Outro fato marcante foi a realização, pela primeira vez, de sessões de comunicações coordenadas com apresentação de trabalhos. Foram 14 trabalhos inscritos. Essa estrutura iria se repetir nas edições seguintes.

Em 2008, realizamos o III Encontro de História, com o tema "Imagens e representações". Mantivemos a mesma estrutura ampliada do II Encontro: uma conferência, duas mesas-redondas, minicursos, sessões de cinema do CINEDebate e comunicações. Nesta edição foram 32 trabalhos inscritos, divididos em quatro sessões temáticas.

No ano de 2009, o tema do IV Encontro de História foi "Novas abordagens em História: entre o ensino e a pesquisa". A estrutura da programação foi a mesma do evento anterior. Em relação às comunicações, foram 45 trabalhos inscritos, distribuídos em quatro sessões temáticas.

Já em 2010, realizamos o V Encontro de História com o tema "O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades". Está edição consolidou o evento. Tivemos um público maior do que a edição anterior (estudantes e professores de outras universidades), um número maior de comunicações inscritas (51), criamos um espaço para lançamento de livros e para exposição de fotos e documentos, e conseguimos definitivamente o número de ISSN para o Caderno de Resumos do Encontro de História. As sessões de comunicações coordenadas foram organizadas em sete eixos temáticos, totalizando 51 trabalhos inscritos.

Em 2012, realizamos o VI Encontro de História, que teve como tema "História e Linguagens: Domínios e Diálogos". Já com o evento consolidado, a estrutura do VI Encontro de História foi mantida, contemplando uma conferência de abertura e diversas mesas redondas realizadas ao longo do encontro, além de atividades como exibição de filmes (CINEdebate), sessões de comunicações (apresentação de trabalhos) e minicursos.

Entre os anos de 2013 e 2014 o Colegiado de História teve como objetivo principal a organização do Projeto de Reconhecimento do Curso de História. Tal atividade demandou tempo e trabalhos e envolveu todos os docentes do Colegiado. Por conta disso, deixamos de realizar nesse intervalo de tempo o Encontro de História. No entanto, a realização do encontro sempre se fez presente nas pautas de nossas reuniões. Numa delas, decidimos pela realização do VII Encontro de História para o ano de 2015, além de definirmos que o encontro seria bianual. No entanto, não conseguimos realizar o Encontro de História neste ano de 2015. Em maio de 2016, aconteceu o VII Encontro de História, cujo tema "Narrativas, fontes e territórios: abordagens e tendências atuais da História" possibilitou a realização de um evento afinado com os debates mais recentes acerca do conhecimento histórico. Apostando numa mesma estrutura, o VII Encontro abarcou conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos e atividades culturais.

O VIII Encontro de História foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018, trazendo como tema a História Política do Brasil no Tempo Presente, cujo título do evento foi "A História em tempo de exceção: embates, desafios e perspectivas". Por conta da pandemia não foi possível realizar o evento em 2020, não mantivemos a regularidade de realizar o encontro bianualmente. Na VIII edição, optamos por manter a estrutura dos eventos anteriores, com a seguinte organização: conferência de abertura, mesas redondas, minicursos, simpósios temáticos, atividades culturais e lançamento de livros. Em relação aos trabalhos submetidos, tivemos um número considerável de comunicações: foram 76 comunicações inscritas, distribuídas em 6 simpósios temáticos. Nesta edição, logo depois do evento, publicamos o caderno de resumos com a inclusão de 34 artigos completos. A publicação está no seguinte link: https://www.cinedebateuneb.org/encontro-de-historia/viii-encontro-de-historia/caderno-de-resumos/.

O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), da UNEB/Campus VI.

Colegiado de História - UNEB/Campus VI   DCH    Caetité, BA     (77) 3454-2021 / Ramal 209    colhist.uneb6.evento@gmail.com
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis!